Na manhã desta terça-feira, 25, a Polícia Federal deflagrou uma operação com objetivo de desarticular um grupo criminoso, formado por servidores municipais de Petrolina, especializado em fraudar os processos de concessão do programa habitacional “Casa Verde e Amarela”, do Governo Federal. Segundo a polícia, as fraudes eram praticadas com objetivo de beneficiar familiares e pessoas próximas, além de comercializar alguns imóveis.
A operação ‘Tempo Perdido’ envolve 70 policiais federais, que cumprem 16 mandados de busca e apreensão em Petrolina e Juazeiro-BA e sete mandados de afastamento cautelar das funções públicas. Os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, corrupção passiva, prevaricação e fraude contra o sistema financeiro. As penas somadas podem chegar a 37 anos.
De acordo com as investigações, ocorreram diversas fraudes no âmbito dos processos administrativos do programa habitacional entre junho de 2020 e julho de 2021. As irregularidades consistem na falsificação de documentos, atesto de informações inexistentes e a inobservância dolosa dos requisitos legais para a concessão das casas. O prejuízo gerado aos cofres públicos é de aproximadamente R$ 17 milhões.
Por meio de nota, a Prefeitura de Petrolina informou que está à disposição para colaborar com as investigações. “Sobre a ação da Polícia Federal na manhã desta terça-feira, a Prefeitura de Petrolina informa que ainda está tomando conhecimento dos fatos. A administração municipal ressalta que está à disposição para colaborar com qualquer investigação, prestando toda assistência e esclarecimentos necessários”, comunicou.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
Visitas: 5596936
Usuários Online: 1