Seja bem vindo ao nosso site Beto Som FM betosomfm.com.br!

Buscar  
Brasil

Ministro Paulo Guedes é chamado de ?tchutchuca? e audiência na CCJ da Câmara dos Deputados é encerrada após intenso bate-boca

Publicada em 05/04/19 às 11:20h - 257 visualizações Petrolina em destaque

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Ministro Paulo Guedes é chamado de ?tchutchuca? e audiência na CCJ da Câmara dos Deputados é encerrada após intenso bate-boca

Acabou em briga e troca de palavrões o primeiro teste do ministro da Economia, Paulo Guedes, ontem (3) na audiência pública na Comissão de Constituição de Constituição e Justiça (CCJ) sobre a reforma da Previdência.  Depois de seis horas e meia de sessão com sucessivos bate-bocas com a tropa da oposição, o ministro caiu na provocação do deputado Zeca Dirceu (PT-PR) que o acusou de ser ?tigrão? com os aposentados, idosos de baixa renda e agricultores, mas ?tchutchuca? com privilegiados do Brasil.

O ataque do petista, filho do ex-ministro, José Dirceu, levou à explosão final de Guedes que reagiu com destempero fora do microfone. ?Eu não vim aqui para ser desrespeitado, não. (?) tchutchuca é a mãe, é a avó, respeita as pessoas. (?) Isso é ofensa. Eu respeito quem me respeita. Se você não me respeita, não merece meu respeito?, afirmou.

Zeca começou as críticas perguntando a razão pela qual Guedes começou as reformas com a da Previdência e não alterações que afetassem os banqueiros. A partir daí, o clima ficou insustentável e o presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), teve que acabar com a audiência. Sem experiência e com apenas 27 anos, ele não conseguiu conduzir com firmeza a audiência. Por pelo menos outras vezes, a alta tensão e a gritaria dominaram a audiência.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reagiu depois da sessão. ?Chamar um ministro de ?tchutchuca? é um absurdo?, afirmou ao Estado. ?É péssimo para a Câmara. Paulo Guedes tem dialogado com respeito com o Parlamento?.

Acusado de mentiroso, rentista do mercado financeiro e cruel por querer formar uma ?legião de pobres? com a capitalização da Previdência, Guedes partiu para um embate direto com os oposicionistas, com ironias e ataques aos dois governos do PT.

Um dos momentos mais tensos foi quando os deputados se intrometeram na sua resposta à pergunta do deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) sobre a idade que as empregadas domésticas se aposentam. Com fúria, o ministro questionou os parlamentares da oposição: ?por que vocês não botaram imposto sobre dividendos, por que deram dinheiro para a JBS??. Voltando-se para os parlamentares, Guedes rebateu: ?nós estamos há três meses e vocês tiveram 18 anos (de poder) e não tiveram coragem de mudar?.

O bate-boca recomeçou quando Guedes falou que era caso de internação de que quem não via a necessidade de reforma. O que se seguiu foi nova explosão dos deputados. No primeiro embate, que levou à queda da Bolsa e alta do dólar, teve como estopim o  sistema de capitalização. Guedes disse aos deputados: ?Se quiserem, embarquem seus filhos no avião em que vocês estão e vão acabar como Rio de Janeiro, Minas Gerais?.

A fala do ministro foi recebida com aplausos dos parlamentares governistas, enquanto representantes da oposição gritavam ?Chile?, em alusão aos problemas previdenciários pelos quais passam o país, citado como exemplo de sucesso por Paulo Guedes. ?O Chile tem quase o dobro da renda per capita do que o Brasil, acho que a Venezuela está melhor?, ironizou.

Confusão generalizada

Com a confusão generalizada ? que incluiu deputados homens mandando colegas mulheres ?calarem a boca? e outras mulheres saindo em defesa das deputadas atingidas -, Guedes acalmou os ânimos e pediu desculpas. ?Me aconselharam a não reagir, mas tentei ser atencioso. Sou muito respeitoso. Cometi o erro de interagir. Assim que eu interagi, vocês transformaram em outra coisa?, afirmou. ?Meu papel é relativamente simples, quem vai julgar são os senhores. Com a maior franqueza, não cabe a mim entrar no debate político. Tenho que dar explicações e não preciso me exaltar, me desculpe?.

Na defesa do fim dos privilégios, ele aproveitou para cutucar o Legislativo afirmando que os parlamentares têm aposentadorias 20 vezes superior em média a do INSS. Ele destacou que a aposentadoria média dos parlamentares é de R$ 28 mil, enquanto a dos trabalhadores da iniciativa do INSS que recebem pelo INSS é de R$ 1,4 mil.

Um dia após a confusão, o secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, participa nesta quinta-feira, 4, às 9h30 de audiência no mesmo colegiado. A CCJ vai promover um debate com juristas sobre a constitucionalidade da reforma da Previdência. Bianco é procurador federal da AGU. (Fonte: Estadão)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Telefones
Fixo: (87) 3883-1090
Tim: (87) 9.9623-3316
Claro: (87) 9.9199-8739
Top Música
1
Zé VaqueiroVolta Comigo BB
2
Israel & RodolffoBatom de Cereja
3
Diego & Victor Hugo, Bruno & MarroneFaca
4
Simone & SimariaFoi Pá Pum
5
Nattan part. Zé VaqueiroNão Te Quero
6
Eric Land e Wesley SafadãoBeijo das Galáxias
7
Henry FreitasMe Bloqueia
8
Wesley SafadãoEu Pulo, Eu Passo
9
Os Barões da Pisadinha, Fernando & SorocabaAmor da Despedida
10
Gusttavo LimaSuper Ex
Mural

Enviar mensagem

socorro barros

ola boa tarde estou aqui em petrolina ligada gostaria de ouvir amado batist...

Bate Papo

Digite seu NOME:

Estatísticas

Visitas: 5588956

Usuários Online: 1

Parceiros
Parceiro 01Wifi Net - Lan HouseCLV PRODUÇÕESEventos WE
Rádio Beto Som FM 104,9 - A Rádio da Gente!
Copyright (c) 2024 - Beto Som FM - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD