Na manhã desta sexta-feira, 19, a Polícia Federal deflagrou a ?Operação Abismo? com objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar institutos de previdência de servidores municipais. Segundo a polícia, as fraudes atingiram os municípios de Cabo de Santo Agostinho, Recife, Vitória e Salgueiro.
As investigações iniciadas em março apontaram a transferência R$ 90 milhões do Instituto de Previdência para fundos de investimento sem lastro e com grande possibilidade de inadimplência no futuro. A transferência colocou em risco o pagamento da aposentadoria dos servidores.
A Polícia Federal coletou indícios de que a alteração na carteira de investimentos do Instituto de Previdência foi feita a mando do prefeito de um dos municípios, localizado na Região Metropolitana. Ele teria sido motivado pelo oferecimento de vantagem ilícita.
Estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva e dois de prisão temporária. Um dos mandados de prisão foi cumprido no município de Salgueiro. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) já autorizou o sequestro e o bloqueio de bens e valores em contas bancárias dos investigados.
Os presos serão indiciados por lavagem de dinheiro, associação criminosa, corrupção ativa e passiva e crimes financeiros. A operação também acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal e Paraíba.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
Visitas: 5588706
Usuários Online: 1