Cerca de 50 pessoas suspeitas de uso e tráfico de drogas na Ilha do Fogo, entre Juazeiro e Petrolina, foram abordadas pela Polícia Militar da Bahia na tarde do último sábado (25). Policiais do Grupamento Tático ?Carcará? estiveram na ação e, segundo a Equipe foram encontrados de 20 a 30 ?dolões? (trouxas) de Maconha.
De acordo com o PM Alves, o Ponto Turístico tem sido local de recorrente consumo de drogas, principalmente Maconha. ?Nosso intuito é o combate e a repressão a esse tipo de crime, porque não é autorizado por lei o uso de drogas em locais públicos e a Ilha do Fogo é um local de frequente uso?, frisou. Segundo o agente, os suspeitos incorrem no crime de uso. ?Eles não foram apresentados (na Delegacia), só a droga recolhida e levada para a Delegacia. Alguns foram detidos para averiguação porque já têm passagem pela polícia?, finalizou.
De acordo com Art. 28 da Lei 11.343/2006, conhecida como Lei de Drogas, ?quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:
I - advertência sobre os efeitos das drogas;
II - prestação de serviços à comunidade;
III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
A recusa em cumprir alguma dessas medidas pode resultar em multa.
Fonte: Petrolina em Destaque