alvez o jogador de basquete mais conhecido e carismático do Brasil, Anderson Varejão está de volta ao país após 16 anos. Só na NBA foram 13 anos. Pelos próximos 20 meses, o pivô irá jogar pelo Flamengo, seu time de coração. E desde domingo, quando fechou contrato com o clube, a equipe de marketing do Rubro-Negro trabalha sem parar visando lançar produtos licenciados do atleta. Em um primeiro momento, estarão disponíveis aos torcedores de chinelos a capas para celular, passando, claro, pela tradicional peruca, que nesta temporada ainda deve ganhar uma noite temática, como Varejão tinha na NBA, pelo Cleveland Cavaliers.
- Estamos atrás de fornecedores licenciados e fornecedores de materiais que não temos. A peruca é o mais óbvio. Vamos anunciar em breve uma linha de produtos dele. E o que temos de mais concreto são chinelos, capa de celular, caneca, copo, a peruca estamos correndo para conseguir um fornecedor que nos atenda com agilidade. E estamos pensando em outros produtos. Claro que é recente, estamos aprovando layout e vamos o quanto antes ter esses produtos disponíveis em nossas lojas oficias e ginásios onde façamos os jogos - disse João Pedro Mattar, gerente de marketing do Flamengo.
Nos últimos dias, o Flamengo já reforçou aos seus lojistas a importância de uma carga extra dos números 1 e 7, que formam o 17, camiseta que o pivô usará. Há cerca de um mês a equipe joga com o uniforme novo da Adidas e a expectativa é que aumente a procura. Com o aviso, a espera é de que não falte a numeração para os torcedores. Nas redes sociais, a chegada de Varejão também movimentou o Flamengo. Em poucas horas, os perfis do Time Flamengo, que mostram o dia a dia das equipes olímpicas, aumentaram seus seguidores acima da média.
- Em termos de faturamento, falando de produtos licenciados, ainda não fizemos uma estimativa. Teremos um termômetro a partir do volume de pedidos dos produtos que estamos licenciando. Após a estreia dele e o início das vendas vamos mensurar. O que pedimos foi um reforço para que as lojas produzam mais camisas e os números 1 e 7, que será uma das mais vendidas do basquete. Esperamos que com o mercado abastecido, o número de vendas de camisa seja grande - cita Mattar.
Anderson terá salário fixo e ganhos de marketing
Por contrato, o Flamengo precisa apresentar para Anderson Varejão todos os produtos pensados. Após a aprovação do atleta, o material vai para venda. O marketing, inclusive, pesou a favor do clube para fechar com Varejão. Na Gávea, ele terá um ganho salarial fixo e também receberá ganhos variáveis de acordo com as vendas dos seus produtos oficiais. O contrato, inclusive, é bem diferente da absoluta maioria dos jogadores de basquete do Brasil.
Flamenguista, o jogador mostra-se empolgado. Ansioso para estrear, ele também está curioso para ver os produtos que o Flamengo irá lançar. Nascido em 1982, um ano depois que o Flamengo foi campeão do mundo com Zico e cia, Varejão agora deixa a arquibancada para jogar pelo clube e verá seu rosto em materiais do Rubro-Negro.
- Acho que isso pode ser algo que a partir desse momento envolva e coloquem jogadores em contrato. Mas não tinha muita noção disso. Mas é muito bacana saber que terei produtos no Flamengo. Até acontecer, a ficha vai demorar a cair. É sensacional, um momento que fico muito feliz por estar acontecendo. E não vejo a hora de ver o que vão fazer, vender, o que vai acontecer - brincou Varejão.
Nesta sexta-feira, o jogador será apresentado ao torcedor do Flamengo antes do jogo contra o Botafogo, às 20h, na Arena Carioca 1. Anderson ainda não tem sua estreia confirmada, mas as chances são contra o Vasco, no dia 27, com torcida única do Vasco, no dia 1º, contra Campo Mourão, ou no dia 3, contra o Paulistano, todos os jogos na Arena Carioca 1.