A partir desta sexta-feira (10) a Caixa Econômica começa a liberar o dinheiro de trabalhadores que possuem contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Os primeiros que terão acesso ao benefício são os nascidos em janeiro e fevereiro e somam 4,8 milhões de pessoas. O valor total disponível para saque nesse mês ultrapassa R$ 6,96 bilhões e equivale a 15,9% do total disponível.
A Caixa Econômica Federal informou ainda que 1,65 milhões de trabalhadores terão os valores que estão retidos em contas inativas do FGTS creditados de forma automática na conta corrente a partir desta sexta-feira (10).
Mais de 1,2 milhão, ou 25% de trabalhadores brasileiros nessa primeira fase, poderá sacar utilizando Cartão Cidadão no autoatendimento, lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui. Os demais deverão sacar seus recursos nas agências da Caixa.
Para atender a demanda a Caixa abrirá agências no sábado (11) e fará o saque os que têm direito ao benefício. Em nota, a vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Deusdina Pereira, afirmou não ser necessário desespero para receber o valor, uma vez que a instituição está prepara para atender todos até o final do calendário permitido para o saque, em 31 de julho.
"A orientação para os trabalhadores é que não tenham pressa em sacar. Não é necessária uma corrida às agências. Todos serão necessariamente atendidos até o final do calendário", disse ela.
Demanda
Além da abertura de determinadas agências neste sábado (11) -consulte aqui os locais -, a Caixa informou que todas as agências terão horário diferenciado nos dias 10,13 e 14 para atender a demanda dos trabalhadores com direito ao benefício.
Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais concentram 53,7% dos trabalhadores com direito ao saque do FGTS e somam mais de 64% do valor total. São Paulo alcança 33,2% do total de beneficiários e cerca de 45% do valor disponível para todo o país, seguido pelo Rio, com 9,46% em quantidade e 11,73% em valor. Minas possui 10,97% dos trabalhadores habilitados para saque e 7,49% do saldo. Esses números mantêm uma média em relação ao calendário e distribuição por estado em todo o período de saque.
Caso ainda tenha dúvida se tem direito ao benefício de sacar o dinheiro retido na Caixa, basta verificar se não sacou o FGTS após a saída de uma empresa até dezembro de 2015. Outra forma de consulta é acessar o saque da Caixa. Com o número do CPF é possível fazer uma consulta rápida.
Fonte: Economia - iG @ http://economia.ig.com.br/2017-03-09/saque-contas-inativas-fgts.html
Visitas: 5592387
Usuários Online: 1