A partir de agosto, mulheres vítimas de violência doméstica em Pernambuco poderão recorrer à Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP) para receber atendimento odontológico em caso de sequelas na face. Firmada entre a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Secretaria da Mulher (Sec-Mulher PE), a parceria tem o objetivo de aumentar os conhecimentos dos profissionais e estudantes de odontologia e de prestar assistência às vítimas de violência doméstica e familiar.
Segundo o diretor da FOP, Emanuel Sávio, algumas mulheres vítimas de violência doméstica já eram atendidas na FOP antes da parceria com a Secretaria da Mulher, mas o atendimento era feito sob demanda. "As agressões normalmente acontecem na face das mulheres e, quando isso ocorre, elas são atendidas em hospitais de urgência, sem especialização em traumas dentários ou buco-maxilo-faciais", pontua.
Após a assinatura do Protocolo de Intenções, na última semana, Sávio explica que são necessários apenas ajustes em relação à padronização do atendimento para que a ação tenha início. Além da FOP, em Camaragibe, outros atendimentos odontológicos também devem ser feitos no Hospital Oswaldo Cruz, no bairro de Santo Amaro, no Recife.Para receber o atendimento, a vítima precisa se dirigir à Secretaria da Mulher, na Avenida Cais do Apolo, no Bairro do Recife, para passar por uma espécie de triagem. "Lá, os profissionais vão analisar o caso e encaminhar as pacientes com traumatismo dentário ou que que necessitem de atendimento buco-maxilo-facial", explica Sávio.
Visitas: 5589750
Usuários Online: 1