Na sexta-feira, (20), por volta das 17h, duas equipes da Polícia Federal realizaram incursões na zona rural de Serrita com o intuito de desarticular um garimpo clandestino de ouro.
Segundo relatos dos agentes, foram apreendidos um veículo fiat strada de cor branca e equipamentos utilizados no garimpo. Alguns acusados foram conduzidos à sede da PF em Salgueiro-PE onde assinaram um termo. Em seguida, foram liberados.
A tendência é que nesta segunda, 23, todo material apreendido seja periciado e um inquérito policial seja insaturado para apurar as circuntâncias da atividade ilegal em Serrita-PE. Um comunicado oficial sobre a operação, com todos os detalhes, será elaborado pelo delegado da PF.
E AGORA?
Não se pode mais adiar uma solução. A Câmara de Vereadores deveria convocar, urgentemente, uma Audiência Pública a fim de encontrar uma saída legal para a extração de ouro na cidade. O envolvimento de toda sociedade, enfim, pode viabilizar uma atividade financeira rentável, sobretudo por não depender de chuvas.
Não podemos esquecer que, se mal conduzido, o garimpo pode aumentar a violência, a prostituição, a extorção e outras mazelas como a degradação do meio ambiente e a contaminação dos leitos dos riachos.
Fonte: Sertão Central
Visitas: 5588834
Usuários Online: 1