O concurso público da prefeitura de Orocó-PE, sertão do são francisco, foi alvo de uma denúncia gravíssima. Três candidatos foram à delegacia registrar uma fraude grotesca na prova realizada no último domingo.
Os cadernos de prova estavam com as respostas corretas em negrito, especificamente no cargo de Técnico em Vigilância Sanitária. A prefeitura imediatamente anulou a prova e agendou uma nova data. Por enquanto, os demais cargos foram mantidos. A empresa Consulpam é a mesma que está organizando o concurso de Serrita-PE. Na cidade, acendeu-se o alerta vermelho.
No inquérito, será possível averiguar se a "rede estava furada e o peixe caiu em mãos erradas". Enfim, se houve um direcionamento prévio dos cadernos com as respostas corretas para determinados candidatos.
O Ministério Público pode, ainda, pedir a anulação total do concurso. Por analogia, para investigar uma infecção bacteriana, precisa-se apenas de uma amostra de sangue. Não é preciso tirar todo o sangue do corpo.
Na língua inglesa existe a expressão "fruits of the poisonous tree", ou seja, o fruto da árvore envenenada. Se provar que uma fruta está envenada, não precisa provar as demais, pois a tendência é que todas estejam envenenadas.
Fonte: Sertão Central